top of page

Qual o sabor do cinema?

As maiores discussões da sociedade acontecem na mesa de jantar.


Por FELIPE VIVEIROS*


Kitchen Stories (2003)

País: Noruega


Filme norueguês do diretor Bent Hamer, "Kitchen Stories" é ambientado no início dos anos 1950 e envolve o espectador em uma divertida história de amizade. O humor da obra está na abordagem das diferenças gastronômicas e de trabalho entre os suecos "hiper-eficientes" e os noruegueses "pouco sofisticados". As conversas na cozinha são sutis e abordam não só a comida local como também divertidos aspectos políticos da Escandinávia. Nós, brasileiros, não temos nem ideia do que acontece por lá...



Eat Drink Man Woman (1994)

País: Taiwan


Filme tragicômico dirigido por Ang Lee, "Eat Drink Man Woman" fez sucesso tanto na crítica quanto nas bilheterias da época, inclusive recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Com Taipei dos anos 1990 como pano de fundo, a obra revela um chefe chinês com três filhas solteiras que desafiam a cultura tradicional chinesa, fazendo da mesa de jantar um fórum de família para debater não só gastronomia, como também velhos valores e novas formas de ser.



Soul Kitchen (2009)

País: Alemanha


Em uma comédia alemã dirigida por Fatih Akin, o longa é baseado nas próprias experiências do roteirista Adam Bousdoukous. O filme foi gravado do começo ao fim na cidade de Hamburgo, e mostra a vida de um chefe grego que, acidentalmente, perturba a paz da sociedade alemã em seu restaurante. O jovem mostra seu potencial criativo na gestão do lugar, mas precisa enfrentar encrencas diárias com uma equipe talentosa, mas, também temperamental. Esse clima leva os clientes e as autoridades locais à loucura.



A Touch of Spice (2003)

País: Grécia


A história de um menino grego que cresceu em Istambul, Turquia, cujo avô é o seu mentor gastronômico e filosófico. O avô ensina que tanto a comida quanto a vida exigem um pouco de tempero. O jovem muda para a Grécia, cresce e se torna um excelente cozinheiro. Depois de 35 anos em Atenas, retorna a Turquia para encontrar novamente o seu avô. E também o seu primeiro amor. "A Touch of Spice", do diretor Tassos Boulmetis é um dos grandes clássicos do cinema contemporâneo grego, continua sendo um sucesso no país mesmo após mais de uma década do lançamento. O segredo? Não se pode esquecer de colocar um tempero na vida.



Like Water for Chocolate (1992)

País: México


Filme no estilo realismo mágico, baseado no romance da novelista mexicana Laura Esquivel, "Like Water for Chocolate" trata de tradições locais, culinária e dinâmicas familiares. O longa apresenta a vida de Tita, que não pode se casar para que cuide de sua mãe até a morte em um pequeno vilarejo no México. A jovem, entretanto, se apaixona e sonha com o matrimônio. Tita aprende a fundir suas emoções com a comida em uma história que se passa na cozinha, e na qual os ingredientes básicos são suas próprias emoções.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page