Primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual. Quais filmes assistir?

Comédia, ação, suspense, drama e documentário. Descubra o mundo sem sair de casa.


Por FELIPE VIVEIROS*


Ver filmes é uma das melhores maneiras de viajar sem sair de casa. São cenários diferentes, idiomas diversos, locações variadas. Seja documentando memórias, questionando a sociedade, divertindo com aventuras ou ensinando cidadania, o papel de diplomacia cultural do cinema é grande e traz nações inteiras às mais remotas salas e quartos de residências por todos os cantos do mundo.


Com 33 filmes de 21 países, a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio de Embaixadas, Consulados e Institutos Culturais. O evento inédito acontece até dia 30 de setembro e os títulos estão disponíveis, gratuitamente, na plataforma online #culturaemcasa.


Não sabe por onde começar e quer saber quais filmes assistir nesta primeira edição?


Confira as recomendações da Cultura do Resto do Mundo para aproveitar ao máximo o melhor do cinema internacional contemporâneo.


DJON ÁFRICA (2018)

Continente: África

País: Cabo Verde

Gênero: Drama

Quando: Disponível de 11/09 até o fim de setembro.


O longa-metragem de Filipa Reis e João Miller Guerra retrata a busca de um jovem por um pai que sequer sabe da existência do filho. A jornada começa em Portugal e se desenvolve em Cabo Verde. Ao estilo road movie, com paisagens do país africano, o longa conta com uma trilha sonora cabo-verdiana e leva o protagonista ao encontro com a sua verdadeira origem.



MERIDIANO DO VINHO (2016)

Continente: Europa

País: Geórgia

Gênero: Documentário

Quando: Disponível por tempo indeterminado após a estreia no dia 25/09.


Dirigido pela cineasta, roteirista e atriz georgiana Nana Jorjadze, o documentário abordade maneira divertida os mais de 8.000 anos de produção ininterrupta de vinho na Geórgia, na Europa Oriental. Com as principais regiões da bebida como pano de fundo, a produção revela o berço dos vinhedos e conta a história e a cultura do vinho em sua mais fantástica diversidade no país.



HINDI MEDIUM (2017)

Continente: Ásia

País: Índia

Gênero: Drama / Comédia

Quando: Até o fim do mês de setembro.


Interpretado em hindi, escrito e dirigido por Saket Chaudhary, o filme revela a luta de um casal da cidade de Delhi para que a filha seja admitida em uma prestigiosa escola de cultura inglesa. Uma das maiores bilheterias do país nos últimos anos, o longa é uma divertida crítica ao estilo de vida da alta classe indiana.



LUA DE CIGARRAS (2014)

Continente: América do Sul

País: Paraguai

Gênero: Ação/Suspense

Quando:26/09 - 19:00; 29/09 - 19:00; 30/09 - 22:00.


Estreia do cineasta paraguaio Jorge Diaz de Bedoya, o longa é um "conto selvagem" sobre um jovem americano que desembarca em Assunção para intermediar um acordo com um mafioso local. A situação foge de controle e leva o jovem ao submundo dos cartéis ilegais emergentes no país.



ANNA KARERINA: A HISTÓRIA DE VRONSKY (2017)

Continente: Europa

País: Rússia

Gênero: Drama

Quando: 16/09 - 22:00 ou 30/09 - 19:00.


Adaptação livre do romance do renomado escritor Leon Tolstói, o filme é dirigido por Karen Shakhnazarov e se passa no início do século XX, durante a guerra russo-japonesa. O conflito reúne o filho e o amante de Anna Karerina em encontro inédito que não faz parte do romance original. A trama é narrada em flashback, tem cenários e figurinos especiais e apresenta características do realismo russo.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

DO RESTO DO MUNDO

cultura

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify

Copyright © 2020 Cultura do Resto do Mundo.

Todos Direitos Reservados. Arte do Site: Viviane Seeger.

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify