Uma série especial, que traz para vocês o conhecimento de parceiros que estão em diversas partes do Planeta.
Por FELIPE VIVEIROS*
Cultura autêntica, seja ela imagem ou som, é ainda mais autêntica quando pelos olhos de quem nasceu, vive e conhece o seu país de origem.
Cultura do Resto do Mundo cria uma série especial, que traz para vocês o conhecimento de parceiros que estão em diversas partes do Planeta. Nossos correspondentes, sejam eles norte, centro ou sul-americanos, europeus, africanos, asiáticos ou oceânicos, mostram suas canções, bandas, artistas, séries e filmes favoritos que traduzem o que significa – ser e estar – na sua própria terra.
Aos que viajam nos sonhos, de avião ou pela Internet, passageiros do futuro ou que se encantam com o passado, têm nas indicações de nossos correspondentes a oportunidade de sair da bolha cultural de um único país. Podem ter acesso, ser parte integrante de algo maior – o Mundo. Cultura do Resto do Mundo agora abre espaço, dá voz, também a outras pessoas além do seu criador e editor.
Abra a cabeça, conheça uma língua, dance o ritmo que você ainda não ouviu. E sentiu. Divirta-se com os clipes, canções e poemas da seleção feita com carinho, direto de São Paulo, no Brasil, pela família iraniana da nossa leitora Mojdeh Mani.
Chance única: conheça o Irã por uma persa!
Hassan Golnaraghi – Mara beboos
Este cantor foi general do exército iraniano e acabou traindo o Xá Rezā Pahlavi. Na noite anterior à de sua execução, Hassan canta esta música para sua filha. Ele foi perdoado.
Andy – Nagou na nemisheh
Andranik Madadian, mais conhecido por seu nome artístico “Andy”, é um cantor iraniano-armênio que marcou muito o pop na geração do meu pai, de minha mãe e de meu tio.
Iraj – Parandeh
Hayedeh – Shabeh eshgh
Esta música transmite união, paz e otimismo de um modo alegre e festivo. Hayedeh é uma cantora de música pop e clássica conhecida por sua voz excepcional.
Dariush – Soghoot
Dariush, além de ser conhecido por sua voz calorosa e músicas aconchegantes, algumas de cunho político, é um ativista social. Nesse site https://peoplepill.com/people/dariush-eghbali há mais informações sobre o seu envolvimento em diferentes causas.
Bonus track
Meu avô pediu para eu incluir o nome do poeta Shahkar Bineshpajooh. Aqui está o link de sua biografia: http://shahkar.com/bio/
Comments