top of page

O esporte no cinema asiático

Do beisebol ao críquete, do futebol à ginástica olímpica.


Por FELIPE VIVEIROS*


Koshien: Japan’s Field of Dreams (2019)

País: Japão

Esporte: Beisebol


Da diretora Ema Ryan Yamazaki, o documentário traz os bastidores de Koshien, o campeonato nacional do beisebol, na categoria Ensino Médio, no Japão. Um dos esportes mais celebrados no país asiático, o torneio é tão popular quanto a World Series dos EUA e demonstra grande competitividade em um sistema de eliminação única. A obra valoriza a disciplina, o sacrifício e a dedicação dos jovens atletas, além de revelar a verdadeira paixão dos japoneses pelo beisebol.



Main Hoon Shahid Afridi (2013)

País: Paquistão

Esporte: Críquete


Em português "Eu Sou Shahid Afridi", o filme dirigido por Syed Ali Raza Usama conta a história de um menino que sonha ser um grande jogador de críquete, mas que tem suas esperanças abaladas quando o único time que ele conhece vai à falência. Sucesso de bilheteria no Paquistão, o longa aborda os desafios de seguir na carreira de atleta, desilusões e superações de uma juventude amante da modalidade do esporte no País.



Shaolin Soccer (2001)

País: Hong Kong

Esporte: Futebol


Combinação perfeita para os fãs de futebol, artes marciais e comédia, Shaolin Soccer é um passe certo. Dirigido pelo cineasta e ator, Stephen Chow – que também interpreta o papel principal – o longa aborda um ex-monge Shaolin e os seus cinco irmãos que, juntos, usam as técnicas das artes marciais para jogar futebol. Eles querem, com isso, levar o kung fu de Shaolin às massas. O filme foi sucesso de bilheteria à época de seu lançamento, e ganhou diversas nominações e prêmios na Ásia.



Forever The Moment (2008)

País: Coreia do Sul

Esporte: Handebol


Baseado na equipe sul-coreana de handebol feminino que competiu na Olimpíada de 2004, "Forever The Moment" é um dos primeiros filmes em todo o mundo no qual a temática é o handebol. Sucesso de bilheteria, aclamado pela crítica e dirigido por Yim Soon-rye, o longa mostra o nível de atrito físico e emocional do jogo e o ambiente conturbado entre as jogadoras e os treinadores. Um drama esportivo emocionante e cheio de suspense.



Jump Ashin! (2011)

País: Taiwan

Esporte: Ginástica Olímpica


Um dos melhores filmes esportivos de Taiwan nos últimos anos, "Jump Ashin!" é um drama sobre um ginasta em início de carreira. Baseado em fatos reais e dirigido por Yu-Hsien Lin, o longa retrata a vida do jovem que passou a vida inteira treinando para a equipe nacional de ginástica, mas sofre com a mãe que não vê futuro para o filho na carreira no esporte.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page