cultura

Jogada de Cinema

Futebol americano discute sociedade, preconceito e união. Os touchdowns de Hollywood para entrar no clima do Super Bowl.


Por FELIPE VIVEIROS*


Remember the Titans (2000)


Situado em uma pequena cidade da Virgínia, Remember the Titans retrata um time de jovens que superam as fronteiras étnicas dos EUA. A equipe precisa lidar com o racismo dentro e fora de campo enquanto aprende o que significa ser uma unidade. Dirigido por Boaz Yakin, o filme é a história verdadeira de um treinador negro na luta para construir uma comunidade integrada através da paixão latente do país: o futebol americano.



Rudy (1993)


Um clássico do esporte norte-americano, Rudy é a história verdadeira do icônico esportista Rudy Ruettiger. O jovem deve lutar contra sua estatura física e dislexia para conquistar espaço no futebol americano universitário, para então realizar o sonho de jogar pelo time Notre Dame do estado da Indiana. Com a direção de David Anspaugh, a produção foi nomeada, em 2005, como um dos 25 melhores filmes esportivos dos últimos 25 anos.



Friday Night Lights (2004)


Baseado no livro do jornalista e escritor H.G. Bissinger, Friday Night Lights mostra as façanhas da equipe Permian High Panthers em Odessa, cidade atingida por uma crise financeira no Texas. A comunidade disputa suas questões sociais em campo e cabe ao treinador manter o time e a cidade unidos. Dirigido por Peter Berg, o longa ganhou uma série de televisão de mesmo nome, considerada como uma das melhores séries esportivas de todos os tempos.



Any Given Sunday (1999)


Com cenas de adrenalina esportiva e aparições de lendas da NFL, Any Given Sunday lida com os bastidores obscuros do vestiário. O filme discute a pressão sofrida pelos treinadores, a política envolvida entre as diretorias, a imprensa e os donos das equipes, além das lutas pessoais e coletivas de um esporte que rende milhões de dólares todos os anos. Com a direção de Oliver Stone o filme conta com veteranos do cinema norte-americano como Al Pacino e Jamie Foxx.



Invencible (2006)


Baseado na história real do esportista Vince Papele, Invencible é a história de um bartender de 30 anos de idade que, com muito talento, conseguiu jogar pelo Philadelphia Eagles na NFL dos anos 1970. Dirigido por Ericson Core, o filme inspirou a sitcom norte-americana It’s Always Sunny in Philadelphia que, na terceira temporada, conta com um episódio intitulado “The Gang Gets Invincible”.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify