top of page

Halloween 2020

Do Uruguai ao Irã, da Áustria ao Japão. Terror canibal, psicológico, romântico, mágico, cômico.


Por FELIPE VIVEIROS*


Embora as tradições de Halloween tenham origem em antigas festividades celtas de colheita, provavelmente de raízes pagãs, o "Dia das Bruxas" como é conhecido no Brasil tem se popularizado cada vez mais, quer pela influência de filmes norte-americanos ou, ainda, como celebração mais comercial. E não se iluda. O Halloween não é somente uma tradição forte nos EUA, mas é amplamente comemorado também no resto do mundo.


Seja na Escócia, Irlanda, México, Canadá, Equador, Chile, Europa, Japão ou até nas Filipinas, o dia 31 de outubro está reservado para muita diversão com doçuras e travessuras, abóboras esculpidas, casas assombradas, maças caramelizadas, contos e filmes de terror. Claro, e muito sangue...


Está na hora de ampliar os horizontes, porque cineastas da Ásia, da Oceania, da Europa, da América do Norte e do Sul são muito talentosos quando o assunto é provocar, torturar e assustar nesse dia tão especial. Prepare-se para tremer seu corpo, manter seu estado de atenção e soltar os mais genuínos gritos na sua sala de TV.


Apague as luzes, pegue a pipoca e viaje pelo mais variado mundo do terror com a nossa seleção de 15 grandes filmes do gênero para assistir nesse Halloween.


Goodnight Mommy (2014)

País: Áustria

Estilo: terror psicológico


Paisagens bucólicas do interior da Áustria se transformam em um show de horror doméstico na luta de dois meninos gêmeos para se reconciliarem com sua mãe, mulher distante e hostil que volta à casa depois de uma cirurgia com o rosto enfaixado e uma identidade obscurecida. Quem realmente está de volta?



Let The Right One In (2008)

País: Suécia

Estilo: Terror romântico


O longa conta a história emocionante de um menino solitário de Estocolmo que se torna amigo da vizinha adolescente, por acaso uma antiga vampira. Em um horror requintado com fotografia gótica e sob a neve, o filme ressalta o isolamento do protagonista ao mesmo tempo que incita o mistério da chegada da nova companheira.



[REC] (2007)

País: Espanha

Estilo: Falso documentário de terror


Uma repórter e sua equipe de filmagem vão a um prédio em Barcelona, durante ação de bombeiros, e ficam presos quando os próprios moradores do edifício se transformam em lunáticos homicidas. Uma montanha-russa de terror transmitida ao estilo "A Bruxa de Blair" pelas lentes do operador de câmera.



We are what we are (2010)

País: México

Estilo: Terror canibal


A produção retrata uma família que, após a morte do pai, tenta continuar com uma tradição perturbadora: canibalismo. Os adolescentes assumem a responsabilidade das tarefas familiares e a preparação dos rituais. O filme é o eletrizante equilíbrio entre o grotesco, o absurdo e o arrepiante.



The Silent House (2010)

País: Uruguai

Estilo: Terror baseado em fatos reais


Com notável proficiência técnica, o filme foi rodado como se fosse uma tomada única de 88 minutos. O longa é inspirado em eventos reais que ocorreram nos anos 1940 e retrata a história de uma jovem que passa a noite com o pai, em uma casa de campo de uma remota vila do Uruguai.



Suicide Club (2001)

País: Japão

Estilo: Terror satírico


Com tema polêmico, transgressivo e inovador, a obra explora uma onda de suicídios, aparentemente sem conexões entre eles, que invade o Japão e revela os esforços da polícia para entender as razões do estranho comportamento coletivo. A resposta não é tão simples quanto se imagina.



A Tale of Two Sisters (2003)

País: Coreia do Sul

Estilo: Terror folclórico


Inspirado em um conto folclórico coreano do século XIV, o filme traz duas irmãs que retornam à casa e enfrentam madrasta perversa, fantasmas e a sombria história da família. Passeio perturbador e altamente emocional, a obra é um thriller psicológico assustador, com suspense e muitas reviravoltas.



Under the Shadow (2016)

País: Irã

Estilo: Terror histórico


O longaaborda luta de mãe e filha para lidar com os terrores da pós-revolução na Teerã dos anos 1980. Interpretado em língua persa, a trama envolve o misterioso mal que assombra a vida da família durante a Guerra das Cidades no Oriente Médio.



The Babadook (2014)

País: Austrália

Estilo: Terror psicológico


Clássico de terror psicológico australiano, o filme conta a história de mãe solteira e filho que caem em paranoia quando um conto infantil aparece de maneira misteriosa em sua casa. Os sonhos do menino se tornam alucinações e os dois são atormentados pelo monstro personagem central do livro.



What we do in the shadows (2014)

País: Nova Zelândia

Estilo: Terror cômico


Mais que um filme para assustar, What We Do in the Shadows é um divertido horror. Conta a história de vampiros que descobrem a vida moderna e lutam para adaptar-se à vida mundana em um apartamento de Wellington. As criaturas da noite sofrem para pagar o aluguel, entrar em clubes noturnos e superar os conflitos triviais da convivência entre amigos. É duro ser vampiro na sociedade convencional...


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page