Filmes de animação, suspense, comédia, drama e romance. A Itália para todos os gostos, além do macarrão.
Por FELIPE VIVEIROS*
Maior leva de imigração para o Brasil depois dos portugueses, os italianos têm grande relevância em nossa dinâmica cultural e estilo de vida. Os chamados ítalo-brasileiros estão espalhados por diversos estados e a Embaixada da Itália confirma que há cerca de 30 milhões de descendentes no Brasil. Metade da própria população da Itália.
A 8½ Festa do Cinema Italiano teve início no ano de 2008, em Portugal, e chegou ao Brasil há seis anos. O evento além de ter mostrado sucesso nos últimos anos, é a grande chance dos ítalo-simpatizantes de disfrutar obras cinematográficas que mostrem uma Itália atual e diversa. Neste ano de 2020 a "festa cinematográfica" ganhou sua primeira versão online e inteiramente gratuita. O festival apresenta 20 títulos, incluindo filmes premiados e inéditos no Brasil.
As obras estão disponíveis até dia 10 de setembro na plataforma digital Looke, exceto a animação“Gata Cinderela”, disponível apenas por 24 horas no dia 05 de setembro.
Não sabe por onde começar e quer saber quais filmes assistir nesta edição?
Confira as recomendações da Cultura do Resto do Mundo para aproveitar ao máximo o melhor do cinema italiano contemporâneo.
MARTIN EDEN
(Martin Eden)
Dir. Pietro Marcello - 2019 / 129’ / DRAMA
Considerado pelo próprio diretor do Festival como um dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a produção retrata a vida de um escritor de baixa renda em conflito com uma sociedade intelectual aristocrática. O longa rendeu a Luca Marinelli o prêmio de "Melhor Ator" no Festival de Veneza.
UMA QUESTÃO PESSOAL
(Una Questione Privata)
Dir. Paolo e Vittorio Taviani - 2017 / 84’ / DRAMA
Mais um vez com a brilhante atuação de Luca Marinelli, o filme é uma adaptação da obra do grande nome da literatura italiana Beppe Fenoglio. Tendo como pano de fundo a guerra de libertação nas colinas de Piemonte, em 1943, o longa revela um militar dividido entre a luta contra o nazi-fascismo e sua amizade com os colegas de exército. O drama rendeu a Luca Marinelli o Globo de Ouro Italiano na categoria "Melhor Ator".
O CARAVAGGIO ROUBADO
(Una Storia Senza Nome)
Dir: Roberto Andò - 2018 / 110' / SUSPENSE
Inspirado em acontecimentos reais sobre o famoso quadro de Caravaggio, roubado em Palermo em 1969, o filme aborda o enigma pelas lentes de uma jovem secretária de um produtor de cinema. O longa é ideal para quem gosta de desvendar mistérios e rendeu o Prêmio Flaiano de Melhor Atriz para Micaela Ramazzotti e o de Melhor Diretor a Roberto Andò.
OS MOSQUETEIROS DO REI
(I Moschettieri del Re - La penultima missione)
Dir. Giovanni Veronesi - 2018 / 109’ / COMÉDIA
Título inédito no Brasil, a comédia traz os famosos mosqueteiros agora como um criador de gado, um guarda de castelo e um padre endividado. Com a idade, os heróis se tornam figuras patéticas em uma divertida interpretação do romance histórico de Alexandre Dumas. O filme, que tem cenas gravadas no Palácio Real de Gênova, rendeu ao ator Rocco Papaleo o Prêmio Flaiano de Melhor Ator.
A GATA CINDERELA
(Gatta Cenerentola)
Dir. Alessandro Rak, Marino Guarnieri, Ivan Cappiello, Dario Sansone - 2017 /
87’ / ANIMAÇÃO
Animação é só para criança? Não! É possível viajar para a Itália, e ao mesmo tempo passear por um mundo fantástico, no longa baseado no famoso conto de fadas de Giambattista Basile. Disponível apenas e exclusivamente no dia 05 de setembro, a partir das 18h, o filme foi exibido no Festival de Veneza e é ambientado em uma Nápoles decadente e futurista com referências históricas da gastronomia regional.
Commentaires