top of page

Espanha em 5 idiomas

Em aranês, galego, catalão, basco ou espanhol: A riqueza linguística na música ibérica.


Por FELIPE VIVEIROS*


Alidé Sans

Idioma: Aranês


Nascida em 1993, Alidé Sans é ativista e cantora espanhola de língua occitana, idioma falado não só no Vale de Arão  — origem da artista — como também em regiões da França, Mônaco e Itália. Sans compõe e escreve suas próprias canções e traz inspiração e influência de ritmos variados como a rumba, o reggae e o soul.



Sés

Idioma: Galego


Direto de A Coruña, Sés é cantora e compositora. Começou sua formação em dança e música tradicional galega e, além de artista, é também professora formada em filologia galega e antropologia social. Tem seis álbuns de estúdio e suas apresentações "ao vivo" contam com uma banda completa de 11 músicos em mistura de rock, blues e música tradicional galega.



Txarango

Idioma: Catalão


Do icônico Bairro Gótico de Barcelona para o mundo. Banda formada em 2010, seus membros são músicos dos condados catalães de Ripollès, Osona e Garrotxa. Com divertida proposta de fusão musical entre o reggae, o dubstep, rock e pop latino, o grupo invoca um imaginário circense e conta com milhões de plays no YouTube e Spotify.



Huntza

Idioma: Basco


Banda nascida nas ruas de Bilbao em 2014, Huntza tem dois álbuns de estúdio e o single "Aldapan gora" tornou-se o videoclipe em língua basca mais visto do YouTube. O conjunto mistura elementos do folk rock e do folk punk e foi criado por cinco jovens que se conheceram na universidade.



La Maravillosa Orquesta del Alcohol

Idioma: Espanhol


Com sete integrantes, La Maravillosa Orquesta del Alcohol foi criada em Burgos, em Castilla y León, e mostra criativa sinergia de influências folclóricas, blues, rock e punk. São conhecidos também pelo acrônimo do grupo "La M.O.D.A." e se apresentam em shows e festivais no País e no Exterior. O grupo já fez aberturas para renomados artistas da cena punk internacional, como os norte-americanos Dropkick Murphys e o músico inglês Frank Turner.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page