top of page

Adrenalásia

Filmes asiáticos policiais, thrillers de ação e de artes marciais que vão deixar você de olho na tela. Sem piscar.


Por FELIPE VIVEIROS*


INFERNAL AFFAIRS (2002)

País: Hong Kong


Selecionado como o filme de Hong Kong para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2004, Infernal Affairs é um filme de ação no qual o policial é bandido e o bandido é policial. Dirigido por Andre Lau e Alan Mark, a produção foi aclamada pela crítica por sua trama original. O sucesso na Ásia foi tão grande que, em 2006, o cineasta norte-americano Martin Scorsese fez um remake intitulado "The Departed", que venceu o Oscar de Melhor Filme. Leia o artigo completo sobre a versão original asiática aqui na Cultura do Resto do Mundo.



ONG-BAK (2003)

País: Tailândia


Grande sucesso do cinema de ação asiático, Ong-Bak é um filme centrado nas artes marciais dirigido pelo produtor e roteirista tailandês Prachya Pinkaew. A trama gira entorno de uma estatueta sagrada de Buda, chamada Ong-Bak, que foi roubada por um homem de negócios de moral duvidosa. Um jovem voluntário assume a tarefa de recuperar a peça sagrada e, ao longo do caminho, faz o uso de habilidades da luta Muay Thai para derrotar seus adversários. O filme foi elogiado por suas energéticas cenas de ação, perseguição e acrobacias.



THE RAID (2011)

País: Indonésia


Thriller de ação escrito e dirigido por Gareth Evans, o filme indonésio conseguiu repercussão internacional após sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá). Na trama, uma tropa de choque é encarregada invadir um prédio comandado por um barão da droga em Jacarta. Durante a operação, o embate com os traficantes intensifica-se e envolve o espectador em um alucinante balé da arte marcial indonésia Pencak Silat. O sucesso da produção foi grande e rendeu uma sequência The Raid 2.



ON THE JOB (2013)

País: Filipinas


Inspirado em um escândalo real em que presos foram libertados para trabalhar como assassinos, atendendo interesse de políticos e oficiais militares nas Filipinas, On The Job é um thriller de ação quase neo-noir. A produtora Star Cinema, em um primeiro momento, recusou-se a produzir o filme em razão de seu caráter "excessivamente violento" em comparação com as habituais produções de comédias românticas filipinas. As filmagens foram realizadas na capital, Manila, e o filme foi exibido e aplaudido de pé no Festival de Cannes em 2013.



Jailbreak (2017)

País: Camboja


Com cenas de luta coreografadas e trilha sonora composta pela famosa dupla de rap Kmeng Khmer, Jailbreak é uma proposta da produtora Loy Te em trazer novos ares ao estilo convencional de cinema do Camboja. O longa retrata a missão de escolta que se transforma em um caos quando rebeldes dominam uma penitenciária e a força tarefa, presa no local, precisa lutar para sobreviver. O filme é dirigido por Jimmy Henderson e coloca em evidência a arte marcial do país, o bokator.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page