top of page

América política

De Norte a Sul. De esquerda, centro e direita. Filmes para entender a turbulência e as conquistas do nosso macro continente.


Por FELIPE VIVEIROS*


Entre Marx y una Mujer Desnuda (1996)

Continente: América do Sul

País: Equador


Do diretor Camilo Luzuriaga, Entre Marx y Uma Mujer Desnuda retrata as perpétuas crises emocionais da política e do amor. Situado em Quito na década de 1960, militantes de esquerda analisam os contextos sociais da época, cada um com sua própria interpretação. O filme examina os laços intelectuais que ligam a esquerda equatoriana com a Europa e outras regiões da América Latina. Baseado no romance homônimo do escritor equatoriano Jorge Enrique Adoum, o “autor” da história se torna um personagem e narra as vivências de seus amigos e fantasias.



Trudeau (2002)

Continente: América do Norte

País: Canadá


Minissérie de dois episódios, Trudeau tem como ponto central a trajetória e vida do icônico ex-Primeiro Ministro canadense Pierre Elliott Trudeau. Dirigida pelo versátil Jerry Ciccoritti, a produção foi um dos programas de televisão canadenses de maior audiência à época do lançamento. A trama acompanha Trudeau por seus principais eventos políticos até o processo que culminou na plena soberania canadense frente ao Reino Unido. Premiada em território nacional, a minissérie foi filmada em várias regiões no Canadá, como Halifax, Nova Escócia e Ottawa.



El Caracazo (2005)

Continente: América do Sul

País: Venezuela


A produção El Caracazo, dirigida pelo cineasta venezuelano Roman Chalbaud, traz à tona a infame semana de violência que assolou as cidades venezuelanas em fevereiro de 1989. Centenas de pessoas foram mortas em confrontos com a polícia em um embate contra reformas econômicas neoliberais, que aumentaram o custo de vida para os cidadãos do país. Além dos trágicos acontecimentos da revolta social, o filme analisa os numerosos processos instaurados vários anos depois em busca de justiça para as vítimas.



Princesas Rojas (2013)

Continente: América Central e Caribe

País: Costa Rica


Filme costa-riquenho sensível da cineasta Laura Astorga, Princesas Rojas revela a jornada de duas filhas de ativistas sandinistas. Forçadas a deixar a Nicarágua e reassentar na Costa Rica, as jovens devem se adaptar ao novo ambiente em um país não afetado pela crítica instabilidade política dos anos 1980. As irmãs experimentam o abandono, a traição e uma vida dupla movida pelo sigilo, enquanto seus pais são confrontados com sua lealdade ao movimento político de esquerda que tanto acreditam.



La Dictadura Perfecta (2014)

Continente: América do Norte

País: México


Filme político, engraçado e crítico, La Dictadura Perfecta retrata o Partido Revolucionário Institucional (PRI) que governou o México por mais de 70 anos (1929-2000). O longa revela, de maneira cômica, a manipulação de imprensa, fraude eleitoral e coerção do PRI para vencer as eleições no país. O título do filme é uma referência ao que foi dito pelo peruano vencedor do Prêmio Nobel, Mario Vargas Llosa, sobre o México, um regime autoritário que "camuflava" sua permanência no poder com prática superficial de democracia.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page