Panamá: a música é o canal

Fusão de estilos, spanglish e som tropical panamenho para agitar as tardes quentes de verão.


Por FELIPE VIVEIROS*


Los Rabanes

Estilo: Ska punk, reggae, rock alternativo.


Com sólida carreira de mais de duas décadas e oito álbuns lançados, Los Rabanes são considerados pioneiros na América Central, sendo a primeira banda da região a ganhar um Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock. O estilo lírico do grupo é uma animada mescla de spanglish com ironia, sátira e uma dose certa de humor.Em 2015 dividiram o palco do maior festival de rock peruano, "Vivo Por El Rock", com nada mais nada menos que SUM 41 (Canadá), Molotov (México) e Sepultura (Brasil).



Entre Nos

Estilo: Reggae roots, rock e funk.


Banda de sinergia de sons, talentos e cores tropicais, Entre Nos oferece um reggae-funk com sabor latino e letras íntimas inspiradas nas experiências pessoais de cada membro do grupo. Com "Tropical Twista", primeiro e único álbum lançado, a banda é uma das mais promissoras da cena panamenha inovando com elementos do rock e instrumentos regionais como a gaita colombiana. Neste ano de 2020 lançaram o dançante single "Pa' Que Te Muevas".



Señor Loop

Estilo: Rock, salsa e jazz.


Veteranos do fim dos anos 1990, Señor Loop já tem mais de 20 anos de carreira e é verdadeira estrela da música do Panamá. O grupo tem o rock como norte, mas flui entre o soul e a música caribenha, com passagens por grandes festivais latino-americanos como Rock Al Parque, na Colômbia, e o Nuevas Bandas, na Venezuela. Suas letras abordam otimismo, resistência e superação latina em um universo sonoro "úmido e tropical", em um verdadeiro sincretismo de estilos. Em 2020, lançaram seu mais recente álbum "La Leña Que Prende Madera".



Cienfue

Estilo: Folk psicodélico, soul alternativo e electro-rock.


Camilo Navarro, mais conhecido como "Cienfue", é cantor, compositor e guitarrista de música alternativa. Seu álbum de estreia "El Disco es Cultura.1" (2005) colocou os hits "Medio Alcoholico Melancolico" e "Mi Colombiana" entre as 10 mais pedidas da MTV Latino. O artista tem passagens por grandes festivais como "Vive Latino", no México, "Quito Fest", no Equador, emescla sons caribenhos com elementos da música eletrônica moderna, criando uma "psicodelia tropical".



Carlos Méndez

Estilo: Indie, rock e pop.


Um dos principais artistas independentes do rock alternativo panamenho, Carlos Méndez tem três álbuns lançados e já dividiu palco com os grandes ícones musicais da América Latina, como Café Tacvba (México), Aterciopelados (Colômbia) e Calle 13 (Porto Rico). Seu álbum "Ay Ay Ay" conta com o trabalho do renomado Héctor Castillo, que já produziu discos para David Bowie, Bjork, Beck, Lou Reed e Roger Waters.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

DO RESTO DO MUNDO

cultura

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify

Copyright © 2020 Cultura do Resto do Mundo.

Todos Direitos Reservados. Arte do Site: Viviane Seeger.

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify