top of page

Não sabe o que escutar no home office?

Bandas do Oriente Médio que vão aumentar sua produtividade. Roots rock, razz, funk, dub e blues. A trilha sonora do escritório de Jerusalém a Istambul.


Por FELIPE VIVEIROS*


TootArd (Síria)


Morangos em árabe, TootArd é uma banda de roots rock do vilarejo de Majdal Shams, nas ocupadas Colinas de Golan, na Síria. Cantando em árabe e deslizando pelas fronteiras da África Ocidental, Saara e Caribe a música do grupo é um convite a um passeio pelas montanhas. Diversas canções são idealistas e retratam um ser humano tolerante e mais próximo a natureza. Sem passaportes, em razão do conflito árabe-israelense, mas com entrada em qualquer ouvido de bom gosto...



Aziz Maraka (Jordânia)


Cantor e compositor bem estabelecido, Aziz Maraka é considerado uma inspiração para os jordanianos. Enviando uma mensagem clara de que os jovens na Jordânia têm uma identidade cultural a apresentar e um lugar no mundo a ocupar, o músico prova que o dialeto árabe do país pode deixar sua marca no mapa musical da região. Maraka criou um estilo chamado "Razz", em inusitada fusão árabe de rock e jazz.



Hadag Nahash (Israel)


Banda israelense de hip-hop/funk, Hadag Nahash foi fundada em 1996 na cidade de Jerusalém. A banda é conhecida por suas corajosas declarações políticas, e muitas de suas canções são usadas em protestos no país. Com letras em hebraico, o grupo mistura música pop ocidental com elementos do Oriente, em uma versão próxima do que seria um Wu-Tang Clan ou A Tribe Called Quest de Israel.



Sattas (Turquia)


Fundada em Istambul, em 2005, Sattas tem se apresentado nas mais importantes casas de shows na Turquia e no Exterior. Com letras em turco e inglês, suas composições têm abordagem musical versátil em divertida babilônia de reggae, dub, ska, jazz e blues. Sattas é a única banda de roots reggae no país, e já tocou em grandes festivais internacionais com o Montreal Jazz Festival, no Canadá, e o lendário Sziget Festival, na Hungria.



*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page