top of page

Consciência Negra

Uma seleção de grupos, bandas e músicos brasileiros contemporâneos que merecem estar muito além de nossa consciência.


Por FELIPE VIVEIROS*


O Dia da Consciência Negra é uma homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado no dia 20 de novembro por tropas brasileiras no final do século 17. A data da morte dessa personagem emblemática da história brasileira foi descoberta por historiadores apenas nos anos 1970.


Com o apoio do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial a figura de Zumbi como ícone de luta de resistência ganhou força, fazendo com que o dia 20 de novembro fosse a data para não apenas relembrar, como conscientizar quanto a importância da luta dos negros no Brasil.


O Dia da Consciência Negra foi instituído em 2011 e o Dia 13 de maio, data de Abolição da Escravatura, não mereceu tal atenção, visto que após a Lei Áurea a população negra brasileira foi deixada de lado, sem qualquer amparo vindo do Estado. E isso agravou o racismo estrutural.


Confira agora nossa seleção de bandas, músicos, artistas brasileiros contemporâneos que, divertindo, debatendo, discutindo e inovando merecem estar sempre na nossa consciência.


Aumente o som e solte o play!


DRIK BARBOSA

Estilo: Rap e R&B



TUYO

Estilo: Afro-folk e afrofuturismo pop.



GABZ

Estilo: Rap e hip-hop.



BIA FERREIRA

Estilo: MPB, jazz e blues.



MAHMUNDI

Estilo: Indie-pop e lo-fi.



FABRICCIO

Estilo: R&B e soul.



LUEDJI LUNA

Estilo: MPB, jazz e R&B.



MALÍA

Estilo: Pop e soul.



XÊNIA FRANÇA

Estilo: Jazz, samba-reggae e música eletrônica.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page