top of page

5 séries irlandesas que você precisa assistir

Contracultura, mistério, humor e adolescência. Deixe a Irlanda conhecer você.


Por FELIPE VIVEIROS*


Love/Hate (2010 – 2014)

País: Irlanda


Com episódios filmados principalmente na capital do país, Love/Hate retrata o submundo do crime em Dublin. A série conta com cinco temporadas e, desde seu lançamento, tem atraído milhões de espectadores em todo o Mundo. Uma pedida ideal para quem gosta de explorar o gênero “máfia”, e conhecer as tendências e as tensões da (contra)cultura irlandesa contemporânea.



THE FALL (2013 – 2016)

País: Irlanda do Norte


Filmada e ambientada na Irlanda do Norte, The Fall é um suspense psicológico sobre uma superintendente de polícia convocada para avaliar a investigação de um assassinato – que permaneceu ativa por mais de 28 dias. Com o assassino em série à solta, os detetives devem trabalhar para encontrar o homem que está atacando jovens mulheres na capital, Belfast. A produção tem três temporadas e foi aclamada pela crítica nacional e internacional.



Moone Boy (2012 – 2015)

País: Irlanda


Aos amantes do estilo sitcom, Moone Boy é uma série semi-biográfica do ator, escritor e comediante Chris O’Dowd. A produção apresenta as aventuras de um jovem menino e o seu amigo imaginário, no oeste da Irlanda do final dos anos 1980. Com três temporadas e proposta lúdica, Moone Boy ganhou um Emmy Internacional de Melhor Comédia e um prêmio IFTA de Melhor Programa de Entretenimento.



DERRY GIRLS (2018 – )

País: Irlanda do Norte


Filmado nas cidades de Derry e Belfast, Derry Girls é a sinergia perfeita entre humor ácido e a vida adolescente na Irlanda do Norte dos anos 1990. A produção é um retrato das famílias do país à época, e descortina com normalidade os obstáculos e tensões na vida de jovens católicos e protestantes. A repercussão da série foi tão grande que a produção tornou-se a comédia de maior sucesso do Canal 4, cada episódio foi assistido por mais de dois milhões de pessoas.



Normal People (2020)

País: Irlanda


Febre nacional e internacional, Normal People foi a produção mais vista na BBC em 2020, com mais de 60 milhões destreams. Fenômeno de audiência na Europa, a série passou desapercebida por muitos no Brasil e revela a relação entre dois jovens irlandeses, desde os últimos dias no Ensino Médio até os anos de graduação na universidade. A série foi indicada ao Globo de Ouro 2021, e encanta pela ausência de clichês e abordagem realista, nada idealizada do amor.


*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).

  • Facebook
  • Instagram
  • Spotify
bottom of page