24 de ago de 2020

Caribe na tela!

Produções para mergulhar no cinema, estilo de vida, costumes e realidade dos nossos vizinhos centro-americanos.

Por FELIPE VIVEIROS*

O Caribe tem produzido diversos longas-metragens, realizados por cineastas de diferentes estilos. Em ascendente efervescência cultural e boom do cinema nos últimos 10 anos, a América Central e o Caribe descortinam a riqueza de cultura, retomam lutas e criticam obstáculos sociais na intensa e conturbada história do continente. A qualidade de suas produções tem aumentado e, embora o cinema da região ainda seja novidade no Brasil, tem conquistado cada vez mais espaço em grandes festivais internacionais como os de Berlim e Rotterdam.

Viaje nessa rota cinematográfica, em espanhol ou francês, nos mais diversos e pouco conhecidos dialetos, falados nas escolas, plantações de café, capitais e zonas agrícolas que se estendem dos países continentais às ilhas do Caribe.

La Yuma (2009) Nicarágua

Conducta (2014) Cuba

Ayiti Mon Amour (2016) - Haiti

Carpinteros (2017) República Dominicana

Café con Sabor a mi Tierra (2019) Honduras

*Felipe Viveiros, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem extensão universitária em Comunicação Empresarial pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e é mestre em Relações Internacionais e Organização Internacional pela Universidade de Groningen (Holanda).